De acordo com o índice MCC-ENET, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020. Fazendo com que o Brasil seja o 7º país do mundo que mais cresce com vendas online (eMarketer). Sendo assim, você, lojista, deve abraçar essa oportunidade e migrar para o e-commerce!
Primeiramente, precisamos entender que o consumidor jovem está ganhando cada vez mais, mais representatividade no mercado, e esse tem o costume de fazer compras online, especialmente pelo seu smartphone. Ou seja, podemos prever que as compras online serão cada vez mais online...Principalmente após a pandemia do COVID-19, razão pela qual aproximadamente 20,2 milhões de brasileiros realizaram a sua primeira compra online em 2020 e 150 mil lojas migraram para as plataformas digitais.
Como o mundo mudou, os hábitos de consumo também mudaram, de acordo com um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), “52% dos entrevistados estão comprando mais em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes da covid-19” (Economia.uol.com.br, 2020). Com isso podemos entender que a pandemia acelerou o processo de migração de consumidores para o mundo digital e que grande parte não retornará para lojas físicas. Isso é previsto em um levantamento feito pela Worldpay from FIS, que estima que o e-commerce no Brasil crescerá 56% até 2024. Sendo assim, marcas devem enxergar isso como uma oportunidade de penetrar o mercado digital e alavancar as suas vendas.
Um dado que ilustra perfeitamente a mudança para o campo digital é que o investimento em anúncios no Facebook e no Instagram cresceu 60% no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o ano anterior (Socialbreakers).
O investimento para entrar no mundo de vendas online é baixo, o que aumenta drasticamente a competitividade entre as marcas. Como esse aumento acelerado das compras digitais, as empresas estão tendo que investir mais em canais digitais e com a alta competição, o custo de aquisição de cliente cresce e o ROI das campanhas diminui. Sendo assim, o ideal para as marcas é buscar canais digitais alternativos de vendas (e marketing), como marketplaces, que seja adepto a compras via smartphones, que tenha um bom alcance em escala e traga menores riscos ao lojista.
Uma solução que vem crescendo cada vez mais é a busca por parceiros especializados para auxiliar no posicionamento digital de sua marca dentro dos principais marketplaces. A OZLLO 360 garante que a sua marca penetre nesse mercado e se torne visível para mais de 80 milhões de clientes potenciais em todos os estados do Brasil. Apesar de sua loja estar presente em 16 marketplaces diferentes, toda a gestão é realizada em apenas 1 canal, oferecendo toda a facilidade! Acesse https://brandz.ozllo.com.br para mais informações!