Como posso te ajudar hoje?
Como fazer o seu catálogo da forma correta:
1Como cadastrar as imagens
Requisitos:
- De 2 à 6 imagens.
- Imagem com fundo branco ou cinza claro.
- Imagem sem escritos.
- Imagem sem colagem.
- Imagem não podem ser fotos no espelho (selfies no espelho)
Ordem das imagens:
A foto de capa precisa ser em fundo branco ou cinza claro, mostrando o produto de frente e sem recortes. O restante das fotos precisa ser mostrando detalhes do produto e é importante ter referência de tamanho. Para produtos de moda, é interessante adicionar a tabela de medidas na última foto, caso exista. Para produtos de beleza e alimentos, é interessante adicionar a tabela nutricional.
Lembre-se que o consumidor está comprando a foto. Ou seja, capriche na foto e tente colocar o maior número de fotos possível.
Observação 1: Nossa plataforma recorta automaticamente para que todas as imagens fiquem no formato de 1000x1000. Veja se o recorte ficou coerente. Caso tenha cortado o seu produto, cadastre uma foto 1000x1000.
Observação 2: Nossa plataforma reconfigura para que a imagem tenha 1MG, tamanho exigido pelos marketplaces. Veja se, após a reconfiguração, a imagem se mantém em boa qualidade.
2Como cadastrar o nome do produto
Nome do produto + Principais Características + Cor/Sabor + Marca
Lembrando que mais de 60% dos consumidores pesquisam palavras chaves nos marketplaces, então adicione as principais características no título para que aumente a chance do seu produto ser encontrado.
Exemplo,
Se o seu produto chama “Blusa Victoria” um exemplo de cadastro seria “Blusa Victoria algodão estampado amarelo XYZ Brand”.
Se o seu produto chama “Blush rosa” um exemplo de cadastro seria “Blush rosa bastão vegano XYZ Brand”
3Como cadastrar a descrição
A descrição precisa ter todos os elementos necessários para o consumidor.
Recomendamos as seguintes informações: Nome do produto + detalhes do produto + Nome da marca + Funcionalidades e como usar o produto + Composição + Medidas + Validade.
É proibido escrever dados pessoais: site, telefone pessoal, e-mail da empresa, conta de rede social na descrição.
4O EAN é obrigatorio?
O EAN é o código de barras do seu produto que possui 13 digitos. Caso você tenha, preencha-o na plataforma. Caso você não tenha, pode deixar em branco
5Como preencher o SKU
O SKU é como se fosse o RG do seu produto. Serve para você identifca-lo.
O campo de SKU na plataforma é referente ao SKU pai do seu produto. É um campo obrigatório. Caso você não tenha, é necessário criar.
6Como cadastrar medidas e peso da emabalagem
As medidas e peso das embalagens são importantes para o calculo do frete. Insira o tamanho da embalagem do seu produto e o peso estimado. Lembrando que as medidas são em CM e o peso é em GRAMAS.
7Como cadastrar os atributos: Tamanho, Cor/Sabor e Estoque
Tamanho: escolha o tamanho na listagem que aparece.
Se sua categoria for vestuario, você vai criar uma variação para cada tamanho, ou seja, Variação 1 = PP, Variação 2 = P, Variação 3 = M e assim vai.
Se a sua categoria for Beleza, você pode selecionar "U" caso seja tamanho Único. Ou também pode escolher o Tamanho 30, caso sua embalagem tenha 30gramas.
Cor/Sabor: na seleção, escolha a cor ou sabor que melhor represente o seu produto. Caso seu produto seja da cor "azul turquesa" escolha a cor aproximada, como "azul" na nossa plataforma.
Estoque: coloque a informação de estoque de cada variação.
As 3 formas de cadastrar seus produtos:
11. Cadastrando produtos manualmente
Vá em Menu > Produtos > Cadastrar novos produtos e cadastre seus produtos conforme as orientações que contém na plataforma de cada campo. Se você quiser mais detalhes de como cadastrar cada campo, em nosso FAQ "Como fazer seu catálogo da forma correta" explica detalhadamente cada campo.
Caso você queira editar seu produto, é possível editar a qualquer momento.
Vá em Menu > Produtos > Editar.
22. Cadastrando produtos de forma massiva via Excel
Caso você tenha diversos produtos, é possível cadastrar eles via Excel.
Vá em Produtos > Importar ou Exportar > Exportar Planilha Inicial.
O uso da nossa planilha é obrigatório. Caso você tente subir qualquer outra planilha vai dar erro e não será possível cadastrar seus produtos. Também irá dar erro caso você altere alguma informação das 2 primeiras linhas da planilha. Não exclua nenhuma coluna.
Cada linha da planilha é uma variação. Ou seja, se seu produto tenha 3 variações (exemplo P, M e G), cadastre as informações da variação P na primeira linha, as informações da variação M na segunda linha e as informações da variação G na terceira linha. E assim por diante. Para que a plataforma entenda que será necessário agrupar essas 3 linhas e considera-las um produto só, o campo ID Agrupador precisa ser preenchido.
Exemplo: No campo ID Agrupador, preencha o numero 1 em todas as variações do produto 1. Preencha o numero 2 em todos as variações do produto 2. E assim por diante.
Se você quiser mais detalhes de como cadastrar cada campo, em nosso FAQ "Como fazer seu catálogo da forma correta" explica detalhadamente cada campo, como Titulo e Descrição.
Após preenchido, vá em Vá em Produtos > Importar ou Exportar > Importar Planilha.
Seus produtos estarão na Aba de Produtos > Meus Produtos.
32. Alterando produtos de forma massiva via Excel
Caso você queira alterar seus produtos, é possivel faze-los de forma massiva via excel.
Vá em Produtos > Meus produtos > Selecione os produtos que você queira exportar para editar > Ações em Massa > Exportar Produtos > Aplicar
Edite seus produtos através do Excel e suba novamente na plataforma em Produtos > Importar ou Exportar > Importar Planilha.
Em segundos suas atualizações estarão disponíveis na pagina de produtos.
43. Cadastrando produtos via Integração
Caso você tenha algum ERP/Ecommerce que possuímos integração, recomendo fazer a integração de seus produtos para que você tenha todo o processo automatizado.
A integração significa que iremos:
- Importar seus produtos para a OZLLO
- Seu estoque e preço estará pareado com a sua plataforma. Ou seja, se vender um produto na sua plataforma, irá atualizar o saldo do estoque para a nossa, e vice versa.
- Possibilidade de Emissão de Nota Fiscal e Etiqueta de Despacho automatizada. Caso você tenha um processo automatizado de emissão de NF e Etiqueta de Despacho na nossa plataforma, assim que tiver uma venda, receberemos sua Nota Fiscal e Etiqueta de Despacho.
Para começar a integração, vá em Integrações > escolha sua plataforma e coloque os dados. Caso você tenha dúvidas de como conseguir os dados requeridos, aperte no botão de "Dúvidas?" no canto direito que você terá o passo a passo.
Após completar as informações necessárias da integração, seu catálogo de produtos será importado para o Seller Center e estará disponível para visualização no menu "Produtos".
Informação importante:
Após importado o seu catálogo, caso você queira atualizar o preço ou estoque, será necessário fazer direto no seu ERP/Ecommerce.
Os demais campos como Descrição, Título e Imagens, devem obrigatoriamente ser editados direto no Seller Center OZLLO.
Caso você deseja excluir um produto, entre em contato com o Suporte.
Dúvidas sobre vendas:
1Quanto tempo leva para que meus produtos apareçam nos marketplaces?
A partir do momento em que os seus produtos estão em nossa plataforma, eles são enviados automaticamente para cada canal e o prazo de Go Live depende de cada canal.
Magazine Luiza e B2W: Até 2 dias uteis
Mercado Livre e Shopee: Até 7 dias uteis
CEA, Dafiti, Zattini, Netshoes, Drogasil, Carrefour e GPA: até 15 dias uteis.
2Vendi um produto e agora?
Sempre que houver vendas você será notificado no email cadastrado em seu painel.
1.Ver detalhes do pedido: No seu pedido, aperte "ver detalhes" para ver todo os detalhes do pedido
2. Emita a Nota Fiscal e insira em nosssa plataforma: Vá em Aguardando Faturamento > Inserir NF e anexe a sua Nota Fiscal.
3. Emita e Etiqueta de Despacho e insira na nossa plataforma: Depois que voce emitir a NF, o pedido aparecerá na aba Aguardando Despacho. No canto a direita, aperte em Anexar Etiqueta de Despacho e coloque as informações da Etiqueta.
Caso seu cadastro seja de Integração, o pedido aparecerá em sua plataforma e você pode seguir a etapa normalmente de Emissão de Nota Fiscal e Etiqueta de Despacho em sua plataforma e ela será importada para a nossa plataforma.
Informação relevante: vendas da B2W, Mercado Livre e Shopee o uso da Etiqueta de Despacho que eles fornecem é obrigatório e estará disponível na Aba "Aguardando Despacho" após a emissão da Nota Fiscal..
Assim que feito esses passos, o processo da venda é concluída e o cliente final será atualizado. O prazo para esse passo é de 48hrs uteis após a venda.
3Posso enviar uma cartinha na embalagem?
Você pode enviar uma carta de agradecimento pela compra porém é PROIBIDO enviar brindes, cupons de desconto que direcionam ao seu site ou seu telefone na embalagem. Caso enviado, sua marca entrará no Black List do marketplace por tempo indeterminado.
4Quando recebo minhas vendas?
Vendas entre os dias 11 ao 24 são repassadas dia 15 do mês seguinte.
Vendas entre os dias 25 ao 10 são repassadas dia 30.
5Como participar de campanhas nos marketplaces?
Semanalmente disponibilizamos as campanhas da semana em nossa plataforma. Vá em Menu > Campanhas e selecione as campanhas que você quer participar.
6Como funciona a cobrança da mensalidade?
À partir do momento em que você faz a contratação do plano, você já começa a pagar a sua assinatura. A data em que você fez a assinatura será a data do mês que sempre será cobrado em seu cartão de crédito. O pagamento refere-se ao direito de possibilidade de uso da plataforma e independe do fluxo de uso ou de vendas.
Você pode alterar seu plano a qualquer momento, basta chamar o nosso Suporte. para te auxiliarem com a mudança de plano.